quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Síndrome de Burnout
Texto pessoal:
A Síndrome de Burnout é uma das conseqüências mais marcantes do estresse profissional causando exaustão emocional, depressão entre outros problemas. A pessoa com esse tipo de estresse se desgasta tanto fisicamente como emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo, irritadiço e geralmente são profissionais que mantem contato constante e diretamente com outras pessoas como os professores.
O professor da rede pública lida com alguns fatores que podem desencadear essa síndrome, como a precariedade do sistema de ensino provenientes da falta de recursos e a responsabilidade de formação de crianças e adolescentes onde os pais estão cada vez menos presentes na vida deles, entre outras cobranças e exigências.
As instituições de ensino devem ficar atentas as mudanças de comportamento e humor do seu corpo docente pois os prejuízos que os professores acometidos por essa síndrome podem provocar são grandes como a falta de comprometimento com seus alunos, fato que afeta não somete a aprendizagem deles mas toda sua motivação e comportamento.
Por: Roberta de Souza Santana Guimarães

Um comentário:

  1. Lendo a sua postagem Roberta pude lembrar e refletir sobre várias pessoas que conheço que sofrem dessa síndrome, infelizmente,a maioria delas professores. Acredito eu que o papel da gestão nesses casos seja de suma importância, o gestor deve ficar observando as práticas dos professores, atento para alguma dessas alterações que você citou e assim que detectá-las auxiliar o educador nesse desafio.

    Helce Amanda, matrícula 14112080285.

    ResponderExcluir