sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Pedagogo x violência escolar X bullyng



          O pedagogo esta em meio a um problema do qual ele precisa se apoiar nos conhecimentos da psicologia para tentar amenizar esta questão, entretanto esse profissional não faz parte do quadro de professores.  Tem-se em conta que este problema de violência é oriundo da sociedade e a escola deve assumir sua função de educar, mas com o apoio e envolvimento dos pais, crendo que a educação das crianças deve iniciar em casa.  A sociedade deve assumir o papel que lhe cabe, cobrando das lideranças políticas públicas sociais que contemplem maior investimento nos setores que atendam os jovens adolescentes que não possuem um horizonte interessante para vislumbrar. Percebe-se que um dos fatores que contribuem com o aumento dos casos de violência em forma de Bulliyng são os maus exemplos dados pela mídia. Os estudantes estão expostos á violência no ambiente escolar, nos lares e na comunidade. Algumas medidas sociais poderiam reduzir os fatores de risco e prevenir o comportamento agressivo entre crianças e adolescentes. Ë necessário que seja respeitado e proporcionado às crianças os seus direitos humanos, de segurança nos lares, que eles sejam livres da violência dos pais, que sejam amadas e tenham proteção, enfim um cotidiano estável. As crianças precisam aprender que a violência não faz e não pode fazer parte de seu cotidiano, ela não é obrigada a conviver com esse tipo de manifestação. Cabe a escola pensar na importância da articulação dos professores e pais que algumas vezes nem percebem que seus alunos ou filhos são alvos de algum tipo de bullying. Conscientizando-os da maneira correta de intervir, com clareza, concisão e como sempre alertando de quão grave são esses tipos de agressões e de como podem ser evitadas. 
fonte: www.gestaoescolar.org.br

MARISE MARTINS ARRUDA - 14112080317
WILSON DA SILVA NETO
RENATA DE SOUZA DO ESPÍRITO SANTO

2 comentários:

  1. Por Eliza de Paula - Matrícula: 15112080386
    Diante de fatos tão violentos vivenciados no ambiente escolar, é preciso não só o trabalho da escola, família e sociedade, mas precisamos que sejam implementadas políticas públicas eficazes para sanar problemas tão graves como esse.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Eliza, pois os órgãos que cuidam da criança e do adolescente não possuem a mínima estrutura para atender a população da cidade do Rio de Janeiro.
    A escola continua sendo a única instituição que atende os brasileiros sem a fila de espera, isto é,quando está no sistema matriculado.
    Na Educação infantil temos a fila de espera para matrícula.

    ResponderExcluir