quarta-feira, 12 de outubro de 2016

ACABAR COM A VIOLÊNCIA

Aqui a violência não entra

Investindo na formação de professores, na aproximação com a comunidade e na aprendizagem, três escolas construíram uma barreira contra a violência

Foto: Photoxpress
Foto: O caminho mais eficaz para combater a violência dura é a integração com a comunidade
O caminho mais eficaz para combater a violência dura é a integração com a comunidade



Os muros pichados e os vidros quebrados são apenas o cenário de um drama presente em muitas escolas. Enquanto do lado de fora o tráfico de drogas e as gangues envolvidas com roubos e homicídios pressionam para entrar - e não raro encontram brechas -, do lado de dentro alunos e professores são agentes e vítimas de agressão física e verbal e de uma lista enorme de atos violentos.





Alguns acreditam que a solução seja o isolamento do mundo exterior com grades reforçadas e portões cada vez mais altos, cadeados e câmeras de vídeo. Essas barreiras, embora deem a sensação de segurança, não resolvem o problema. Ao contrário, deixam a instituição ainda mais acuada, com professores amedrontados e gestores intimidados.

A população, apreensiva com os frequentes casos divulgados pela mídia, coloca a preocupação com a integridade dos filhos acima das questões de aprendizagem. Pesquisa realizada com 2.002 pessoas em 141 municípios brasileiros e divulgada em março pelo Movimento Todos pela Educação aponta que metade dos entrevistados tem a sensação de que a falta de segurança nas escolas é o principal problema do sistema educacional do país (a baixa qualidade do ensino ocupa a terceira posição).

As instituições que venceram a violência, veja os exemplos abaixo, em vez de se isolarem e culparem o entorno pelo baixo desempenho dos alunos, investiram na consolidação de uma equipe unida e determinada, na formação de professores, na aproximação com a comunidade e no acompanhamento dos jovens usuários de drogas ou com dificuldades de aprendizagem. Com isso, criaram uma barreira muito mais duradoura e eficiente do que a formada por grades e cadeados.

Raio X da EMEF Garcia D’Ávila
980 alunos

Ideb 2007 da escola nos anos iniciais: 4,2
Ideb 2007 do município nos anos iniciais: 4,5
Ideb 2007 do estado nos anos iniciais: 4,8
Ideb 2007 da escola nos anos finais: 4,8
Ideb 2007 do município nos anos finais: 3,8
Ideb 2007 do Estado nos anos finais: 4,1

Raio X da EE Hilda Teodoro Vieira
600 alunos

Ideb 2007 da escola nos anos iniciais: 5,8
Ideb 2007 do município nos anos iniciais: 4,6
Ideb 2007 do estado nos anos iniciais: 4,7
Ideb 2007 da escola nos anos finais: 2,7
Ideb 2007 do município nos anos finais: 3,9

Fonte:Ideb 2007 do Estadohttp://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/aqui-violencia-nao-entra-470139.shtml nos anos finais: 4,1
Por:JULIANE SILVA DO NASCIMENTO NEPOMUCENO

Um comentário:

  1. Por Eliza de Paula - Matrícula: 15112080386
    Como educadores, é de suma importância, que o trabalho seja realizado em equipe, pois a partir dessa parceria entre escola, família e comunidade, será possível realizar um trabalho com excelentes resultados.

    ResponderExcluir