O pedagogo esta em meio a um problema do qual ele precisa
se apoiar nos conhecimentos da psicologia para tentar amenizar esta questão,
entretanto esse profissional não faz parte do quadro de professores. Tem-se em conta que este problema de
violência é oriundo da sociedade e a escola deve assumir sua função de educar, mas
com o apoio e envolvimento dos pais, crendo que a educação das crianças deve
iniciar em casa. A sociedade deve
assumir o papel que lhe cabe, cobrando das lideranças políticas públicas
sociais que contemplem maior investimento nos setores que atendam os jovens
adolescentes que não possuem um horizonte interessante para vislumbrar.
Percebe-se que um dos fatores que contribuem com o aumento dos casos de
violência em forma de Bulliyng são os maus exemplos dados pela mídia. Os
estudantes estão expostos á violência no ambiente escolar, nos lares e na
comunidade. Algumas medidas sociais poderiam reduzir os fatores de risco e
prevenir o comportamento agressivo entre crianças e adolescentes. Ë necessário
que seja respeitado e proporcionado às crianças os seus direitos humanos, de
segurança nos lares, que eles sejam livres da violência dos pais, que sejam
amadas e tenham proteção, enfim um cotidiano estável. As crianças precisam
aprender que a violência não faz e não pode fazer parte de seu cotidiano, ela
não é obrigada a conviver com esse tipo de manifestação. Cabe a escola pensar na
importância da articulação dos professores e pais que algumas vezes nem
percebem que seus alunos ou filhos são alvos de algum tipo de bullying.
Conscientizando-os da maneira correta de intervir, com clareza, concisão e como
sempre alertando de quão grave são esses tipos de agressões e de como podem ser
evitadas.
fonte: www.gestaoescolar.org.br
MARISE MARTINS ARRUDA - 14112080317
WILSON DA SILVA NETO
RENATA DE SOUZA DO ESPÍRITO SANTO
Por Eliza de Paula - Matrícula: 15112080386
ResponderExcluirDiante de fatos tão violentos vivenciados no ambiente escolar, é preciso não só o trabalho da escola, família e sociedade, mas precisamos que sejam implementadas políticas públicas eficazes para sanar problemas tão graves como esse.
Concordo com Eliza, pois os órgãos que cuidam da criança e do adolescente não possuem a mínima estrutura para atender a população da cidade do Rio de Janeiro.
ResponderExcluirA escola continua sendo a única instituição que atende os brasileiros sem a fila de espera, isto é,quando está no sistema matriculado.
Na Educação infantil temos a fila de espera para matrícula.