quarta-feira, 28 de setembro de 2016



Trio Polo de Três Rios:

1) Marisa Alessandra Diniz- Mat 14112080281
2) Juliane Silva do nascimento Nepomuceno   matricula 14112080304

3) Paula Carolina D.Andrade Mauro Matrícula: 14112080316


Violência escolar 


As notícias não param na mídia quando o assunto é violência, está em todos os lugares.E em se tratando das escolas é o lugar onde também encontramos a reprodução do que acontece na sociedade e no dia a dia das crianças e adolescentes.A escola como instância de aprendizagem de conhecimentos e de valores, ética , tem-se configurado como um espaço de proliferação da violência, até mesmo mortes. É um espaço em que os alunos, em plena fase de desenvolvimento, se deparam com, constroem e elaboram experiências de violência. Todavia os alunos são ao mesmo tempo socializados e singulares; lapidados pela escola e pela sociedade, ao mesmo tempo constroem a si próprios.



Tipos de violência
A violência que as crianças e os adolescentes exercem , é antes de tudo, a que seu meio exerce sobre eles COLOMBIER et al.(1989). A criança reflete na escola as frustrações do seu dia-a- dia.
É neste contexto que destacamos os tipos de violência praticados dentro da escola .
  • Violência contra o patrimônio - é a violência praticada contra a parte física da escola. " É contra a própria construção que se voltam os pré-adolescentes e os adolescentes , obrigados que são a passar neste local oito ou nove horas por dia." COLOMBIER et al.(1989)
  • Violência doméstica - é a violência praticada por familiares ou pessoas ligadas diretamente ao convívio diário do adolescente.
  • Violência simbólica - É a violência que a escola exerce sobre o aluno quando o anula da capacidade de pensar e o torna um ser capaz somente de reproduzir. " A violência simbólica é a mais difícil de ser percebida ... porque é exercida pela sociedade quando esta não é capaz de encaminhar seus jovens ao mercado de trabalho, quando não lhes oferece oportunidades para o desenvolvimento da criatividade e de atividades de lazer; quando as escolas impõem conteúdos destituídos de interesse e de significado para a vida dos alunos; ou quando os professores se recusam a proporcionar explicações suficientes , abandonando os estudantes à sua própria sorte , desvalorizando-os com palavras e atitudes de desmerecimento". (ABRAMOVAY ; RUA , 2002, p.335) a violência simbólica também pode ser contra o professor quando este é agredido em seu trabalho pela indiferença e desinteresse do aluno. ABRAMOVAY ; RUA ( 2002)
  • Violência física - "Brigar , bater, matar, suicidar, estuprar, roubar, assaltar, tiroteio, espancar, pancadaria, neguinho sangrando, Ter guerra com alguém, andar armado e, também participar das atividades das guangues " ABRAMOVAY et al. (1999)





Bibliografia:


http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/violencia-escolar.htm

2 comentários:

  1. Olá Vera . onde é esse polo em Três Rios ou como eu consigo contato com vc ?
    Estou fazendo um TCC e preciso de ajuda URGENTE !
    Obrigado e boa noite.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Não atuo no pólo de Três Rios. Sou tutora a distancia da disciplina Gestão 2. Entre em contato por email: vlrusso@uol.com.br.

    ResponderExcluir