|
Violência escolar
As
notícias não param na mídia quando o assunto é violência, está
em todos os lugares.E em se tratando das escolas é o lugar onde
também encontramos a reprodução do que acontece na sociedade e no
dia a dia das crianças e adolescentes.A escola como instância de
aprendizagem de conhecimentos e de valores, ética , tem-se
configurado como um espaço de proliferação da violência, até
mesmo mortes. É um espaço em que os alunos, em plena fase de
desenvolvimento, se deparam com, constroem e elaboram experiências
de violência. Todavia os alunos são ao mesmo tempo
socializados e singulares; lapidados pela escola e pela sociedade, ao
mesmo tempo constroem a si próprios.
Tipos de violência
A violência que as crianças e os adolescentes exercem , é antes de tudo, a que seu meio exerce sobre eles COLOMBIER et al.(1989). A criança reflete na escola as frustrações do seu dia-a- dia.
É neste contexto que destacamos os tipos de violência praticados dentro da escola .
- Violência contra o patrimônio - é a violência praticada contra a parte física da escola. " É contra a própria construção que se voltam os pré-adolescentes e os adolescentes , obrigados que são a passar neste local oito ou nove horas por dia." COLOMBIER et al.(1989)
- Violência doméstica - é a violência praticada por familiares ou pessoas ligadas diretamente ao convívio diário do adolescente.
- Violência simbólica - É a violência que a escola exerce sobre o aluno quando o anula da capacidade de pensar e o torna um ser capaz somente de reproduzir. " A violência simbólica é a mais difícil de ser percebida ... porque é exercida pela sociedade quando esta não é capaz de encaminhar seus jovens ao mercado de trabalho, quando não lhes oferece oportunidades para o desenvolvimento da criatividade e de atividades de lazer; quando as escolas impõem conteúdos destituídos de interesse e de significado para a vida dos alunos; ou quando os professores se recusam a proporcionar explicações suficientes , abandonando os estudantes à sua própria sorte , desvalorizando-os com palavras e atitudes de desmerecimento". (ABRAMOVAY ; RUA , 2002, p.335) a violência simbólica também pode ser contra o professor quando este é agredido em seu trabalho pela indiferença e desinteresse do aluno. ABRAMOVAY ; RUA ( 2002)
- Violência física - "Brigar , bater, matar, suicidar, estuprar, roubar, assaltar, tiroteio, espancar, pancadaria, neguinho sangrando, Ter guerra com alguém, andar armado e, também participar das atividades das guangues " ABRAMOVAY et al. (1999)
Bibliografia:
http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/violencia-escolar.htm

Olá Vera . onde é esse polo em Três Rios ou como eu consigo contato com vc ?
ResponderExcluirEstou fazendo um TCC e preciso de ajuda URGENTE !
Obrigado e boa noite.
Olá
ResponderExcluirNão atuo no pólo de Três Rios. Sou tutora a distancia da disciplina Gestão 2. Entre em contato por email: vlrusso@uol.com.br.