Esse artigo nos leva a pensar na importância da integração entre gestores e toda a equipe escolar, pois dessa forma o trabalho pode alcançar um bom resultado.
VIOLÊNCIA x ESCOLA
Violência é um problema social e ela se manifesta em todos os lugares, no entanto, como educadores, gostaríamos que ela não estivesse presente no processo educativo, até porque a escola é um espaço de formação ética, moral e construção de valores.
Infelizmente, a sociedade atual denota um cenário de violência em toda parte: nas ruas, em casa, crimes de colarinho branco, latrocínios, contrabandos, e inserido num contexto com tantas divergências, é possível notar a perda de credibilidade dos jovens, em relação à uma sociedade mais justa, igualitária e menos desigual.
Diante disso, é de suma importância que as relações escolares possam ser construídas baseadas no respeito ao próximo, atitudes de amizade, tolerância, harmonia, integração das pessoas. Nesse sentido, é possível perceber a importância das ações dos gestores e de toda a equipe escolar, pois por meio dessas atitudes, será possível promover o desenvolvimento social.
Nas escolas, é preciso que as relações traduzam respeito ao próximo, motivando e favorecendo a mudanças de comportamentos para que a transformação social aconteça de forma efetiva.
Nesse sentido, gestores, coordenadores, orientadores, professores podem oportunizar momentos de reflexão, levantando discussões para propor soluções, de forma que a transformação realmente possa acontecer.
Assim, credibilidade e confiança são ferramentas que podem mostrar para as crianças e jovens que é possível vencer os desafios e problemas que a vida apresenta.
Bibliografia:
Por : Eliza de Paula/ Luana Bitencourt/Roberta de Souza Santana Guimarães (Polo Três Rios)
O texto do grupo de vocês diz claramente o que vem acontecendo desde tempos remotos, a violência é fruto da sociedade que está abandonada , injustiçada, sem emprego, sem esperança por justiça e igualdade.A escola pode sim colaborar muito com a renovação das esperanças da população , trabalhando a formação humana, e ajudando a construir uma sociedade melhor.Pois a violência está cada dia maior , porque não existe violência maior que a retirada dos direitos de igualdade , do alimento , de uma casa para todos, pois esse violência do roubo dos direitos gera cada vez mais revoltas , pois violência gera violência, e na escola é o lugar onde se reproduz a cultura da sociedade.
ResponderExcluir